Em ação especial para celebrar os três anos de lançamento do documentário O Começo da Vida“, dirigido por Estela Renner (“Criança a Alma do Negócio“ e “Muito Além do Peso“) e produzido pela Maria Farinha Filmes, o filme ficará disponível online, para ser assistido gratuitamente na plataforma Videocamp, entre os dias 06 a 12 de maio, semana em que se comemora o Dia das Mães. Para acessar, é só clicar neste link, se cadastrar e pronto.
“O Começo da Vida”, que contabiliza mais de 7,5 mil exibições públicas e gratuitas no Videocamp, com 204 mil espectadores e espectadoras, e uma audiência global de mais de 1,2 milhão de pessoas (considerando cinema e outras janelas), traz à tona a importância dos primeiros anos de vida de uma criança, e mostra como o afeto e os vínculos maternais e paternais são fundamentais para o desenvolvimento.
Gravado no Brasil e em mais oito países, o filme reúne entrevistas de especialistas e famílias de diferentes culturas e classes sociais, para mostrar que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas também da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam. Esses apontamentos são o ponto de partida para reflexões que podem auxiliar na elaboração de políticas públicas direcionadas às crianças.
“A estratégia de distribuição de impacto de ‘O Começo da Vida’ – muito bem planejada pela Maria Farinha Filmes – é um exemplo da maior potência que um filme com potencial de impacto pode ter em termos de audiência em diversas janelas. É uma alegria essa parceria possibilitar que, para celebrar três anos de vida, o filme esteja aberto para play para aqueles que ainda não o viram, ou para aqueles que queiram revê-lo”, comenta Josi Campos, coordenadora do Videocamp.
“Os registros emocionais tanto para o bem quanto para o mal têm um peso muito maior nesse período, que é um momento de formação, criação e estruturação da pessoa”, diz Estela Renner, diretora.
Passada essa ação especial, o filme segue disponível no Videocamp para exibições públicas e gratuitas. Para organizar as exibições, basta acessar a plataforma, que disponibiliza o filme dublado em nove idiomas e legendado em 29 línguas (acesse neste link). “O Começo da Vida” está acessível com opções de Libras, closed caption e audiodescrição. O filme é uma produção da Maria Farinha Filmes, apresentado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).